30 de março de 2010
Vereador participa da festa Anual das Árvores
Vereador participa de reunião na SPU com líderes comunitários
Vereador ministra palestra na abertura do Fórum Municipal de Educação Socioambiental
28 de março de 2010
Fernando Gomes reivindica ao DETRAN a regularização do convênio com as clínicas médicas e auto-escolas
Aproveitando a visita do Diretor Geral do DETRAN-PI a Parnaíba, Dr. Jesus Rodrigues, o vereador Fernando Gomes solicitou que fosse regularizada a situação do pagamento dos convênios com as Clínicas Médicas e com as Auto-Escolas.
O atraso tem gerado um problema ao programa de expedição da Carteira de Habilitação gratuita, que se encontra travado em razão dos profissionais de saúde credenciados e das auto-escolas que se negam a realizar o serviço, alegando falta de pagamento.
Jesus Rodrigues afirmou ao vereador que adotará as providências para sanar quaisquer pendências para que os beneficiados por este importante programa social não sofram nenhum tipo de prejuízo.
Na Tribuna: “em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos!”
O vereador Fernando Gomes usou a Tribuna da Câmara para falar sobre o Dia Mundial das Águas:
“A data foi criada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
A preocupação com o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma idéia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática”.
Vereador participa da inauguração do Metrô de Teresina
Na manhã do dia 18 de março, o vereador petista Fernando Gomes participou da inauguração do novo Metrô de Teresina, oportunidade em que o governador Wellington Dias acompanhado do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, entregou à população da capital um trem com ar refrigerado e a estação da Praça da Bandeira.
O grande mentor da proposta do transporte de massa para Teresina foi o Ex-Senador, engenheiro Alberto Silva, homenageado in memorian e bastante celebrado pelas autoridades pela sua rica biografia em favor do povo piauiense.
O metrô de Teresina transporta mensalmente cerca de 284 Mil pessoas, faz o trajeto do grande Dirceu ao centro da cidade. A passagem custa R$ 0,50.
“Transporte confortável e de qualidade é uma alternativa para os grandes centros. Teresina já merecia esta opção, é preciso cuidar agora na ampliação da malha ferroviária para se atender outros bairros da cidade, oportunizando esse serviço a todos, especialmente os trabalhadores”, ressaltou o vereador Fernando Gomes.
Fernando Gomes participa de audiência na FUNDESPI
25 de março de 2010
Na Tribuna: “a discriminação racial ganha novas formas e ainda é forte no Brasil!”
Lembrando o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o vereador Fernando Gomes fez uso da palavra e discursou na Tribuna da Câmara:
“O 21 de março foi a data instituída pela ONU desde 1969 para lembrar os horrores vividos por negros durante o regime do Apartheid na África do Sul.
No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.
Cerca de cinco mil manifestantes marchavam calmamente, num protesto pacífico quando a polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.
Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid.
De acordo com a lei brasileira, racismo é um crime inafiançável. Mesmo que digam que o Brasil é um país de mistura de raças e que todas convivem em harmonia, não é bem isso que acontece na prática.
O Brasil tem uma população de afro descendentes que ultrapassa 70 milhões de pessoas, entre negros e pardos. Eles formam um contingente enorme de pessoas que ainda sofrem com as desigualdades econômicas e sociais. Índios e indivíduos de cor, etnia, religião ou origem diferente também são minorias esquecidas e vítimas de discriminação.
Pesquisas do Núcleo de Consciência Negra da USP mostram que o salário médio do homem negro corresponde à metade do que recebe um homem branco. Para a mulher, a renda é menor ainda: 33,6% se comparada a uma branca.
A Universidade de São Paulo tem apenas 1% de negros entre seus alunos, mesmo tendo um sistema de cotas polêmico que tenta corrigir esse desequilíbrio, garantindo vagas pelo critério racial.
Dados recentes revelam que 51% dos negros declararam já ter sofrido discriminação por parte da polícia. Foi por isso que o jovem dentista Flávio Ferreira Santana, de 28 anos, morreu em 2004. Ele era negro e foi assassinado por policiais em São Paulo, após ser confundido com um assaltante. O corpo foi encontrado pela família três dias depois no IML, Instituto Médico Legal”.
Vereador e presidente de assentamento têm audiência com o Superintendente do INCRA-PI
Vereador e Deputado em audiência na SEDUC
Na Tribuna: “Batalha do Jenipapo, marco da nossa independência!”
“Única sangrenta batalha pela independência do Brasil,ocorreu às margens do riacho Jenipapo, em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a consolidação do território nacional.
Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.
22 de março de 2010
Governador Wellington Dias: “Pelo Piauí, eu fico!”
Vereador e lideranças comunitárias com o Deputado Paulo Martins
Na tarde do dia 18 de março, o deputado Paulo Martins recebeu em seu gabinete uma comitiva de Parnaíba para tratar de projetos comunitários, estavam presentes o Vereador Fernando Gomes, o Diretor Regional da FAMEPI, Oswaldo Mavignier; a Presidente da Associação Artesanal do Barro Vermelho, Regina Maria Alves e o Presidente da Associação de Moradores do Joaz Souza, Rilton Alves.
Os líderes comunitários solicitaram o apoio do deputado para intervir junto à Agência de Desenvolvimento Habitacional – ADH no sentido de acelerar o projeto de construção de 120 (cento e vinte) unidades residenciais para o Conjunto Joaz Souza, parado há cerca de 3 anos.
Regina reivindicou apoio aos trabalhos sociais desenvolvidos na comunidade Barro Vermelho, entre eles a creche que funciona precariamente e a unidade de produção de artesanato em cerâmica.
Fernando Gomes reforçou a importância dos pleitos, enfatizando o empenho dos líderes no enfrentamento das dificuldades que se apresentam no dia-a-dia de cada comunidade e que pouco apoio têm recebido.
O deputado Paulo Martins assumiu o compromisso de encaminhar as reivindicações, buscando, com a urgência possível, a solução para cada caso.
Audiência com Deputado Paulo Martins: Defesa de projetos para Parnaíba
Segundo o deputado Paulo Martins “as dificuldades dos últimos meses foram superadas e o processo de conclusão será retomado e em breve as casas devidamente concluídas serão entregue aos irrigantes”.
Do gabinete foram agendadas audiências com a Profª Maria Xavier, Gerente Executiva da SEDUC e com Vicente Sobrinho, Presidente da FUNDESPI para tratarem de outros projetos.