15 de maio de 2012

PREFEITO MOSTRA FORÇA NO LEGISLATIVO


O prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco (PTB) mostrou que aprova o que quer e da forma como quer junto ao Poder Legislativo. A constatação não é de hoje, vem ao longo dos anos, onde mantendo maioria absoluta na Câmara, o prefeito desrespeita o regimento interno da Casa Legislativa e mantém a quase totalidade do controle dos votos dos vereadores.
O que chama a atenção é que aqueles que fazem a base do governo se investem da defesa do Executivo como se a este Poder pertencessem, mesmo sem se dar conta de que estão trabalhando contra o próprio patrimônio, ou seja, a defesa dos interesses coletivos.
Na sessão de ontem (14) foi colocado em discussão e votação o Projeto de Lei Nº 3.588/2012, que “estabelece a segregação de massa dos segurados do IPMP”. Nas discussões ficou claro que, mesmo tendo uma reunião com alguns vereadores onde se explicou o projeto, mas ao que se revelou a maioria não entendeu nada, mesmo assim eles assinaram o projeto e votaram favoravelmente. Foram eles: Neta (Presidente), Cardoso, Beto, Reinaldo, Neto, Gustavo, Geraldinho e Ronaldo.
O vereador Fernando Gomes (PCdoB) questionou a matéria e solicitou da presidência que fosse cumprido o regimento, ou seja, que o envio de projeto seja dentro do prazo para que o vereador possa analisar ou pelo menos ler o que vai votar.
“Há quatro dias solicitei em plenário uma cópia do projeto que até o momento não me foi entregue, como não conheço a matéria e não entendi as explicações, peço vistas ao projeto”, solicitação do vereador Fernando Gomes que foi negada por seus pares.
Em processo de votação, o vereador Gerivaldo criticou a forma como o prefeito envia alguns projetos à Câmara e votou contra. Fernando justificou o seu voto: “Como não conheço a matéria e não estou tendo o tempo devido para tanto, me abstenho de votar”. Mesmo assim, o projeto foi aprovado em primeira votação.

Nenhum comentário: