Artistas parnaibanos se reuniram na Praça da Graça, na manhã do dia 27 de março para celebrar o dia internacional do Teatro. O evento foi marcado por manifestações culturais apresentadas para o público que passava pelo centro da cidade e teve também um caráter de manifesto contra a falta de apoio sofrida pela arte.
O teatro originou-se nas danças ritualísticas das sociedades primitivas. Por volta do século V a.C., passou a representar lendas relativas a deuses e heróis, tendo florescido em diversas partes do mundo, como Índia, Egito, Grécia e China.
Iniciadas pelos jesuítas, durante o século XVI, as produções brasileiras ganharam impulso somente depois da Independência, em 1822. Então, seguiram-se a fase romântica, com foco na literatura cotidiana e histórica do país, e a realista, recheada de humor e sarcasmo na crítica à elite.
O Grupo de Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde – TACS, premiado pelo Ministério da Saúde pelas diversas peças educativas trabalhadas em campanhas contra a dengue, foi um dos destaques na praça.
“Hoje as peças do TACS alcança sucesso de público e crítica, com espetáculos encenados em escolas, hospitais, galpões e praças, chama a nossa atenção pela qualidade dos textos e a própria encenação que leva um pouco da técnica circense”, comentou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário